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Guardiões da Natureza

Jogo educativo sobre a importância da preservação ambiental
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VISÃO GERAL

Guardiões da Natureza: Revitalização"é um RPG por turno, onde os jogadores assumem o papel de Naoki, um espírito guardião da natureza. Naoki descobre que a floresta que protege está em perigo e precisa unir forças com os espíritos Aqua, Flora, Aere e Fauna para salvar o local e desvendar a causa da destruição. O jogo combina exploração com batalhas por turnos contra monstros que representam ameaças ao meio ambiente. Ao longo da história, o jogo aborda o impacto humano na natureza, destacando os efeitos da destruição ambiental na sociedade e oferecendo críticas e soluções para essas questões.

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PAPEL DESEPENHADO

Game dev., ilustração, animação, pixel art, game design, level design, UI design

FERRAMENTAS UTILIZADAS

RPG Maker VX Ace, Paint Tool SAI, Adobe Foreworks, Graphics Gale

2019 ~ Atualmente

Idealização e arte conceitual

Em 2014, o conceito inicial para o jogo surgiu durante uma feira de ciências, com a intenção de criar um game educativo usando o RPG Maker. Esse jogo tinha como objetivo ensinar crianças sobre conceitos como cadeia alimentar e ciclo da água, ao mesmo tempo em que oferecia uma experiência divertida, uma narrativa encantadora e sensibilização sobre ameaças ambientais. O grupo de criadores, composto por Adria del Vale, Camila Gaspar, Lais Rios, Laís Barbosa, Otávio Borges, Rafael Bruni e Sarah Mística, começou a desenvolver o projeto sob a orientação de seus professores.

A partir de julho de 2019, assumi a liderança do desenvolvimento, utilizando o jogo como uma maneira de aplicar o conhecimento adquirido em meus estudos universitários e cursos. Ao longo desse processo, houve uma transformação significativa na proposta do jogo. Embora mantendo a base do jogo original, houve uma mudança substancial em direção a uma abordagem mais informativa e crítica em vez de permanecer apenas educativo para crianças. Além disso, houve uma reformulação da jogabilidade para adicionar elementos estratégicos, ampliando um pouco o público-alvo para um grupo mais jovem.

A nova versão do jogo foi iniciada com a intenção de incluir elementos originais, como gráficos, animações e sistemas, o que resultou na recriação completa do universo do jogo, dos personagens e dos conceitos envolvidos.

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Artes conceituais do novo projeto

Design de Personagens

Foi dada uma atenção significativa ao design dos personagens do jogo. Na versão original, não havia designs próprios e no processo de recriação, a intenção era desenvolvê-los desde o início com mais liberdade artística.

Optei pelo estilo de mangá para as ilustrações dos personagens, buscando destacar suas características, personalidades e temas por meio de detalhes cuidadosamente pensados em suas aparências.

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Naoki

Naoki, como protagonista, assume o papel crucial de ser o espírito guardião e elo entre os reinos mortal e espiritual. Sua responsabilidade primordial é observar e salvaguardar a natureza, além de despertar os outros espíritos de seu repouso quando a esta é ameaçada.

Dentro desse contexto, Naoki é o personagem mais humanizado, expressando-se através de vestimentas, armaduras e acessórios por ele confeccionados. As cores foram selecionadas para evocar a terra e os troncos das árvores, enquanto seu cabelo claro proporciona um contraste agradável.

Sua dimensão humana também contribui para uma personalidade mais fácil de se identificar. Ao longo dos eventos da história, ele frequentemente se questiona e procura compreender as diferentes perspectivas em relação à natureza.

Aqua

A personificação das águas, abrangendo rios, lagos, oceanos e chuvas que exala serenidade e responsabilidade, sempre protegendo a pureza das águas.

Aqua foi meticulosamente concebida para encapsular a essência da água em sua totalidade através de sua aparência. Suas escamas e barbatanas simbolizam a vida aquática, a coroa representa os recifes de corais e formações rochosas submersas, enquanto seu cabelo é criado a partir da mais pura água em constante movimento. Além disso, suas características evocam sereias, sirenas, náiades e outras criaturas mitológicas associadas à água.

A paleta de tons azuis reforça o tema central da personagem.

Sua personalidade reflete a tranquilidade e a centrada serenidade do mar calmo, desempenhando o papel de voz racional que mantém o grupo coeso e focado em sua missão.

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Flora

O espírito ligado à terra, às plantas e às flores.

Sua energia é constante e se manifesta através de um cuidado profundo pelas plantas e pelo solo que as abriga.

Flora foi concebida com uma influência sólida das árvores, que representam a expressão mais genuína de sua essência. Seu cabelo volumoso simboliza as copas das árvores, o vestido é feito de troncos, as longas folhas em sua saia evocam palmeiras e as marcas em sua pele lembram os líquens que habitam seu corpo. A paleta de cores, predominantemente marrom e verde, complementa e reforça essa conexão.

Sua personalidade é enérgica e próspera, como a vitalidade de uma densa floresta. Com compaixão e um espírito maternal, Flora desempenha o papel de elo que une o grupo.

Aere

O espírito ligado ao ar e aos ventos capaz de discernir problemas por meio das alterações no vento.

Sua aparência é um reflexo da leveza e fugacidade do ar. Sua vestimenta é composta por folhas, pólen, poeira e tudo o que o vento carrega. As tatuagens exibem formas curvas e redemoinhos, emulando o movimento do vento, enquanto seu cabelo parece estar sempre em suspensão, como se constantemente levitasse sob a brisa. A paleta de cores inclui matizes de verde-água e turquesa, evocando a pureza do ar da floresta. O design apresenta também transparências e efeitos difusos, reforçando a temática aérea.

Sua personalidade é calma e tranquila. Ele desempenha um papel vital como guia e mentor, auxiliando o protagonista a compreender o mundo e suas sutilezas.

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Fauna

O espírito associado aos animais e à vida selvagem.

Fauna é uma grande amiga de todos os seres vivos e está sempre pronta para auxiliá-los, chegando até a demonstrar ferocidade se necessário.

Seu conceito combina traços físicos de diversos mamíferos, resultando em uma aparência antropomórfica sutil e diversificada. A paleta de cores é composta por tons de marrom e bege, que são frequentes nas pelagens dos animais.

Ela detém a habilidade de se transformar em várias criaturas que cruza em seu caminho, permitindo que utilize suas várias aptidões tanto em combate quanto em outras situações.

Fauna se caracteriza por uma personalidade ingênua e brincalhona, porém profundamente instintiva, refletindo as características dos animais selvagens.

Criação de assets e sprites

Optei por adotar gráficos pixelados retrôs para a estética global do jogo. Através da técnica Pixel Art, fui responsável pela criação de todos os sprites, spritesheets, tilesets e animações. Esses elementos compõem não apenas a ambientação e o design dos níveis, mas também dão vida a cada mapa, objeto interativo e personagem.

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Sistemas

Para o desenvolvimento do projeto, escolhi continuar utilizando a mesma ferramenta empregada na versão inicial: o RPG Maker VX Ace.

Através das funcionalidades oferecidas por esse programa, foi possível criar uma envolvente aventura de RPG. O jogo apresenta sistemas de exploração em mapas 2D, diálogos para a exposição da trama, um menu personalizado e uma história cativante, que também inclui sidequests.

Como é característico de todo RPG, um cuidado especial foi dedicado ao sistema de batalhas por turnos. Nesse sistema, cada um dos cinco personagens jogáveis possui habilidades únicas, e a estratégia desempenha um papel crucial para vencer os combates contra monstros, que possuem uma inteligência artificial pré-programada.

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Imagens

Abaixo estão destacadas algumas imagens do jogo e de seu funcionamento

Conclusões

Como líder, artista e desenvolvedor no projeto da Guardiões da Natureza, desempenhei um papel abrangente, desde a pesquisa inicial até a criação cada ilustração, animação e sistema do jogo. Foi extremamente gratificante observar o desenvolvimento e amadurecimento de uma ideia antiga e testemunhá-la tomando forma. Atualmente o jogo se encontra em sua versão BETA e, por enquanto, está sem a previsão de uma data de lançamento para que a devida atenção possa ser dada a todos os pequenos detalhes.

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