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Don't Look Back

Jogo de plataforma com traços de visual novel
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VISÃO GERAL

"Don’t Look Back" surge como um projeto de conclusão do curso de Jogos Digitais da Fatec Americana, unindo esforços e criatividade.

Este jogo apresenta uma combinação única entre os gêneros de plataforma e visual novel, resultando em uma experiência de jogo que alia agilidade de jogabilidade com uma narrativa profundamente emotiva.

Atualmente o projeto se encontra disponível para jogar na plataforma itch.io através do link: 

ursoted.itch.io/dontlookback

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PAPEL DESEPENHADO

Game dev., ilustração, animação, game design, level design, UI design

FERRAMENTAS UTILIZADAS

Construct 2, Paint Tool SAI, Fire Alpaca, Adobe Fireworks, Ableton Live

2017 ~ 2018

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Idealização

No ano de 2017, começaram a ser desenvolvidas as bases do jogo, com o objetivo de combinar uma jogabilidade dinâmica a uma narrativa emotiva. A inspiração surgiu de histórias que envolvem viagens no tempo que trazem o conceito de modificar eventos traumáticos por meio da manipulação das linhas temporais. Assim, nasceu Ellie, a personagem principal, que utiliza seus poderes de voltar no tempo para tentar salvar seu irmão gêmeo, Ivan, de um destino sombrio.

Em 2018, o grupo composto por Carine Chen, Daiane Dias, Guilherme Giglio e Rafael Bruni optou por adotar esse projeto como parte de seu trabalho de conclusão do curso de Jogos Digitais na faculdade.

Design de Personagem

Devido à riqueza de enredo do jogo, uma atenção especial foi dedicada aos personagens, com foco particular na protagonista Ellie e em suas interações com os demais personagens da trama.

Ellie, sendo o ponto de partida na criação do jogo, moldou todo o universo da obra ao seu redor. Sua aparência jovem e atlética foi concebida para simbolizar a dinâmica da corrida contra o tempo que ela enfrenta para alcançar seus objetivos, enquanto suas vestimentas refletem o contexto moderno no qual a história se desenrola.

Inicialmente, optou-se por um tom turquesa claro para representar seus poderes, e a paleta de cores foi cuidadosamente selecionada para que seu visual e seus poderes se destacassem, mesmo em meio a tons mais suaves.

Animação Voltar no Tempo.gif
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Ambientação

Ao criar um jogo onde a corrida contra o tempo mostra-se essencial para alcançar um objetivo premente, a primeira ideia que surgiu foi ambientá-lo em um grande centro urbano. Uma cidade densamente construída, com áreas restritas, arranha-céus imponentes e vias movimentadas, apresentou-se como o cenário ideal para instigar a ansiedade necessária, enfatizando a urgência que envolve a jornada da personagem. Além disso, esse ambiente proporcionaria obstáculos substanciais para que os jogadores enfrentassem ao longo de sua trajetória.

A escolha de uma paleta de cores mais acinzentada foi motivada por dois objetivos: criar um contraste com os poderes de Ellie e transmitir o tom sombrio dos desafios emocionais que ela encara.

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Imagens

Abaixo estão destacadas algumas imagens do jogo e de seu funcionamento

Conclusões

Como líder, artista e desenvolvedor no projeto da Don't Look Back, desempenhei um papel abrangente, desde a pesquisa inicial até a criação cada ilustração, animação e  participei ativamente da criação do sistema do jogo. Foi extremamente gratificante observar o desenvolvimento e amadurecimento de uma ideia criada em equipe e testemunhá-la tomando forma de acordo com o trabalho em equipe de cada integrante. 

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