Pagstar Empresas
Produto plataforma virtual de controle financeiro para empresas
VISÃO GERAL
Com o desenvolvimento do aplicativo Pagstar, surgiu o produto Pagstar Empresas, projetado para atender às necessidades de controle financeiro dos clientes com CNPJ. Em um determinado momento, foi preciso reestruturar esse produto devido ao crescimento da empresa e à falta de uma experiência de usuário consistente. Foi nesse momento que embarquei em uma jornada de aprendizado e desenvolvimento, focando no aprimoramento do produto para dispositivos desktop.
PAPEL DESEPENHADO
Design UX/UI, Ilustração, UX Reasearch, Design de Materiais
FERRAMENTAS UTILIZADAS
Figma, Flat Icons, Font Awesome, Power Point
2022 ~ 2024
Organização de trabalho
Neste projeto trabalhamos sob a metodologia Agile baseada no framework Scrum. Por sua abordagem iterativa e incremental, realizei entregas frequentes fragmentadas com foco na rápidez para entregar valor e funcionalidades aos usuários, dividindo o projeto em sprints de duração fixa, adaptando as tarefas e prioridades à medida que elas surgiam.
Processos de design
O processo de design consistia em compreender as necessidades dos usuários através de entrevistas com clientes, discutir ideias e insights, realizar pesquisas, validar soluções wireframes e fluxos e criar protótipos e testar funções com usuário através de pesquisas e teste de usabilidade.
Pesquisas
No início do projeto, adotamos várias abordagens para compreender o produto e reestruturar o sistema. Realizamos reuniões com os stakeholders para entender as necessidades da empresa e a visão do produto. Também conduzimos entrevistas com os usuários do sistema atual para compreender suas necessidades e identificar problemas. Além disso, realizamos pesquisas de benchmark em plataformas de gerenciamento financeiro para empresas, com o objetivo de alinhar nossas práticas comuns de mercado e identificar oportunidades de melhorias.
Em dado momento apliquei um teste de usabilidade e entrevista com pessoas bancarizadas acima de 45 anos (baseado no publico alvo do produto). O objetivo era aprimorar a arquitetura da informação e validar pontos de mudança proposto pelo time de design.
​
Inicialmente, supunha-se que o sistema seria similar a um internet banking. Entretanto, após analisar e combinar os dados das entrevistas, constatou-se que a verdadeira oportunidade residia na área de gerenciamento, destacando-se a criação de um dashboard financeiro e o suporte às rotinas financeiras relacionadas às vendas.
​
Após as pesquisas iniciais do projeto, identificaram-se inconsistências entre as expectativas da empresa e o produto concebido, em comparação com as reais necessidades dos usuários e clientes atuais. Essa descoberta resultou em uma nova arquitetura da informação e uma abordagem distinta na concepção do produto, divergindo do produto já existente na empresa.
Wireframing
Partindo das limitações da biblioteca PrimeNG utilizada pelos desenvolvedores, iniciamos a criação de wireframes para definir os estilos e o design do produto. Por meio de pesquisas de benchmark e referências, pudemos estruturar as telas modelos do sistema, estabelecendo assim o design system da plataforma e orientando a construção das futuras telas.
Prototipagem
Na etapa de prototipagem, utilizamos wireflows das telas desenvolvidas para apresentar a solução proposta pelo design à equipe comercial. Isso agiliza o trabalho da equipe de desenvolvimento e otimiza as reuniões de alinhamento do produto com os times envolvidos. Eventualmente, criamos protótipos clicáveis no Figma, principalmente para casos de pesquisa e testes com usuários.
Conclusões
Minha atuação como UX/UI designer no projeto da Pagstar envolveu um trabalho abrangente, desde a pesquisa inicial até a criação de protótipos e implementação das melhorias. Foi gratificante ver o impacto positivo dessas mudanças no produto, proporcionando uma experiência mais agradável e funcional para os usuários.